No sábado, 23, o baile de abertura da festa reuniu mais de quatro mil pessoas no Ginásio Poliesportivo de Nova Alvorada. O espaço passa por reformas pela primeira vez e foi preparado exclusivamente para a Cavalgada.
O ginásio vai receber o nome de Gercino Rodrigues de Souza. O baile contou com a presença do Secretário de Estado de Esportes, Antônio Azambuja, que destinou a emenda para a reforma. A animação da festa ficou por conta de Solano Dias, Luciano França e Banda Sux Full.
No domingo, 24, a programação começou cedo. Junto com o nascer do sol, os cavaleiros começaram a preparar seus animais. Antes da partida, um café da manhã comunitário, servido através das doações do que é produzido no campo. “Contamos com o apoio de muitos produtores, que não mediram esforços para nos ajudar não só no ato de servir o café, como em toda a realização da festa”, explicou o prefeito Marcelo Beduschi.
Depois do café, a missa, conduzida pelo Frei Airton, emocionou e encantou aos peões e a todos os que acompanharam a celebração. Os cavalos só partiram depois da benção especial, evocada pelo Frei.
Na estrada, que liga o Distrito de Nova Alvorada a Comodoro, mais de 300 animais, rigorosamente organizados, foram seguidos por motos e carros de quem, mesmo não montando, participou da festa. A comitiva Espora de Ouro, formada por produtores de Nova Alvorada, abriu o desfile do início ao fim.
Outras 18 comitivas seguiram a cavalgada. Nova Alvorada, além de ter a maior comitiva, Espora de Ouro, com quase 50 cavalos, contou ainda com a Pura Adrenalina, com outros 15 animais. Nois trupica mais não cai, Bala de Prata, Rochedo, Laço Mineiro, Terra Crua, Os Interverados, Novo Tempo, Comodoro, Santo Antônio do Cabixi (representando Macuquinho e Padronal pela primeira vez), Manda Rozeta, Caça Cachaça, Os que Sobra e As Bandida representaram as muitas glebas e a cidade de Comodoro. Além destes, grupos de Campos de Julio e de Nova Lacerda marcaram presença. Um grupo de Bacurizau, de Nova Lacerda, compareceu com bois de montaria, que marcharam a frente das comitivas.
No caminho, uma pausa para reabastecer a força dos cavaleiros. O almoço servido na Chácara Olho d’Água reuniu mais de 600 pessoas. E mesmo na hora da alimentação não faltou música. A dupla Rodrigo e Junior levou o público a dançar enquanto aguardava o retorno à estrada.
Em Comodoro, as comitivas percorreram todos os bairros, mostrando a força que vem o campo. Cerca de mais 10 quilômetros foram percorridos dentro do perímetro urbano, totalizando aproximados 25 quilômetros de trajeto total.
O desfile só terminou no Parque de Exposições, com o pronunciamento de agradecimentos do vereador José João Fernandes, representando a Câmara de Vereadores, e do prefeito Marcelo Beduschi, que cavalgou todo o trajeto, acompanhado pela primeira-dama, Ana Maria Fernandes Beduschi e pelos filhos. Ao terminar de falar, o prefeito fez questão de pegar na mãe de cada um dos cavaleiros, organizados em círculo, e agradecer pessoalmente a participação no evento.
A festa só terminou com o show de Ouro e Preto e Boiadeiro e de Cecília e Fernando. A Praça dos Pioneiros ficou pequena para o público, que dançou e cantou os sucessos sertanejos até as 23 horas.